Home > Services > Maintenance guide

GUIA DE MANUTENÇÃO E GARANTIA

Adquiriu um sofá/móvel/acessório de decoração Roche Bobois : Foi seduzido pelas suas linhas e cores…vai agora descobrir os seus segredos: como é feito, como preservar as suas qualidades.

Este manual é concebido para vos guiar :



INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO

As seguintes recomendações são feitas para o uso seguro e para o perfeito funcionamento dos nossos produtos. Antes de usar, convidamo-lo a lê-las atentamente, bem como as instruções de montagem e manutenção - Precauções de utilização relativas aos móveis entregues. Se tiver dificuldade em compreender os avisos e instruções, contacte a sua loja local antes de utilizar este produto. Caso contrário, podem ocorrer lesões ou danos materiais.

ATENÇÃO: Todas as peças transformáveis dos nossos móveis/produtos, sejam manuais ou elétricas, devem ser manuseadas com cuidado. Nenhum objeto ou parte do corpo (mãos, dedos ou outros, etc.) deve, em circunstância alguma, ser inserido no/ao nível das partes amovíveis de qualquer tipo (mecanismo de encosto, de relax, extensão e outros mecanismos, etc.).

Este móvel deve ser colocado sobre uma superfície plana e estável. Verifique sempre se o produto está estável antes de utilizar. Não suba em cadeiras, cadeiras com braços e bancos, eles não são escadotes.

OS ASSENTOS :

→ Nunca se sente nos apoios de braços, apoios para os pés, encostos de cabeça e/ou encostos do seu sofá/poltrona.
→ Não salte brutalmente no seu sofá/poltrona.
→ Para mudar a posição de alguns encostos (profundidade dupla), tem que pegar o encosto nos dois cantos superiores para permitir que ele seja inclinado com segurança em ambas as direções.
→ Certifique-se que manuseia os encostos de cabeça multiposições com cuidado. O retorno à posição inicial (plana) é feito puxando-os ligeiramente para a frente do sofá.
→ Nunca insira qualquer parte do corpo (dedos, mãos ou outros...) nas partes móveis/amovíveis.
→ Não mova a cadeira/sofá quando estiver na posição aberta, ligada ou em uso.
→ Deixe sempre a sua poltrona/sofá na posição fechada quando não estiver em utilização.
→ Não deixe a poltrona/sofá na posição aberta.
→ Os botões de telecomando/controlo destinam-se a ser utilizados apenas pelo ocupante do banco.
→ Não permita que as crianças usem ou brinquem com eles.
→ O mecanismo só deve ser utilizado quando a pessoa estiver devidamente sentada.
→ Ligue o carregador apenas a uma tomada de parede. Não utilize um cabo de extensão/cabo de alimentação.
→ Nunca deixe baterias/transformadores ligados continuamente.
→ Desligue o sofá/poltrona de relaxamento preventivamente em caso de ausência prolongada.
→ Como precaução, nunca coloque uma vela/cinzeiro sem vigilância, perto do seu sofá/poltrona ou de um material inflamável (plaid, almofadas decorativas, etc.) ou qualquer outra fonte de calor.
→ Desdobre e dobre cuidadosamente o mecanismo do seu sofá-cama.
→ Não feche o sofá-cama com um edredão/cobertor dentro.
→ Em geral, ao usar as funções relax e convertível, certifique-se de que nada impede a abertura e/ou fecho da poltrona/sofá.

OS MÓVEIS :

→ Não se sente no tampo e/ou nas extensões da mesa de jantar.
→ Não abra várias gavetas dos seus móveis simultaneamente para evitar o risco de tombar.
→ Certifique-se de que o peso dos seus móveis está uniformemente distribuído nas gavetas e prateleiras.
→ Nunca insira qualquer parte do corpo (dedos, mãos ou outros...) nas partes móveis/amovíveis (mecanismos de extensão).
→ Não levante uma mesa de jantar/centro pelas extensões.
→ Não arraste um móvel para movê-lo.
→ Não use álcool agressivo, acetona ou outros produtos químicos abrasivos ou decapantes.
→ Limpe imediatamente quaisquer manchas causadas por uma substância líquida.
→ Não coloque objetos muito quentes diretamente e sem proteção sobre a mesa para evitar rachas/marcas nos tampos e qualquer choque térmico.
→ A fim de obter o melhor uso dos seus móveis, por favor, certifique-se de que eles estão devidamente nivelados.




1 - TUDO SOBRE A PELE / COURO

O charme, a beleza e o toque das peles / couros desenvolvidos especialmente para a Roche Bobois. são o resultado de operações realizadas em curtumes. Essas operações podem ser resumidas em duas fases principais: a primeira fase consiste em transformar a pele bruta num produto são, flexível, imputrescível e resistente ao longo do tempo. A segunda fase consiste em trazer a aparência estética final para a pele através de operações de acabamento (nutrição da pele, banho de corantes, aplicação de pigmentos, corantes e fixadores de superfície, etc.). A pele transformada em pele adquiriu assim, durante essas operações, todas as características que o seduziram quando comprou o seu sofá Roche Bobois.

A PELE / COURO, UM MATERIAL AUTÊNTICO

As operações de curtimento e acabamento conferem ao couro todas as qualidades estéticas e funcionais de um produto nobre: flexibilidade, resistência, solidez da cor. No entanto, as operações realizadas no curtume não apagam os vestígios de experiência da pele.
As marcas de vida que o animal sofreu nas pastagens são marcas de autenticidade e são parte integrante do couro. Estas marcas, muitas vezes ligeiramente visíveis, não afetam a qualidade da pele (dobras de gordura, estrias, feridas cicatrizadas, picadas de insetos). Eles são a testemunha e a garantia de um couro natural cujo grão está intacto.
Desde os primeiros usos dos assentos, o couro, sujeito ao seu uso normal, às variações de temperatura, às trações e alongamentos, gradualmente assume o seu estado físico final. O couro adapta-se às restrições do seu ambiente e muitas vezes retém algumas distensões residuais da pele. Este fenómeno normal, idêntico para as peles utilizadas no vestuário ou noutros artigos de couro, é mais ou menos visível em função da intensidade de utilização dos assentos, das características do seu ambiente (temperatura, humidade, etc.), da flexibilidade dos assentos e da espessura da pele.

Os revestimentos dos assentos entregues estarão de acordo com a amostra escolhida em termos de qualidade, sendo especificado:
- Que cada pele de animal é única e que certos vestígios nas peles (como rugas, cicatrizes causadas por abrasões ou feridas de animais, picadas de insetos, veias, poros dilatados, dobras de engorda, etc.) são marcas de vida que podem causar, nalgumas zonas, nuances de grão, aparência ou cor que não devem ser consideradas como defeitos, mas, pelo contrário, como prova da autenticidade da pele/ couro que contribui para tornar cada assento único.
- Essa pele / couro é um material vivo e natural, flexível, mas não muito elástico e, por conseguinte, sujeito a alongamento de acordo com a flexibilização normal dos enchimentos e a compressão normal do uso dos assentos, especialmente em função da corpulência dos usuários. Rugas ou ondulações podem aparecer desde os primeiros usos dos sofás/ assentos.
- Alguns acabamentos de roupas, e particularmente gangas, podem manchar e gerar uma transferência de cores na pele / couro, especialmente nas peles mais claras. Esta transferência pode ser irremediável se não for limpa imediatamente.

I. UTILIZAÇÃO - CONSELHOS

Para desfrutar plenamente dos seus assentos/sofás em pele durante muito tempo, certifque-se de que está a respeitar algumas regras básicas. A pele /couro, dependendo do seu tipo de acabamento, é mais ou menos sensível ao calor e à luz, mesmo por reverberação. Esses fatores podem secar a pele / couro e diminuir o brilho das suas cores. A localização dos seus assentos no seu ambiente deve evitar, se possível, a exposição direta aos raios solares e lunares ou uma localização próxima das janelas. Observe e siga as instruções de cuidados para preservar as qualidades físicas e estéticas do seu couro. Não espere que fque demasiado sujo para iniciar as operações de manutenção, não tente operações de limpeza ou remoção de manchas, etc. sem os produtos adequados. Não coloque os seus assentos perto de uma fonte de calor intenso (lareira, radiador, aquecedores).
O couro é um material resistente, no entanto, da mesma forma que a madeira ou outro material de origem natural, é sensível a agressões físicas que podem prejudicar a sua aparência (arranhões, fricção de tecidos ou roupas ásperas, ou fvelas de roupa, etc.).

Tenha cuidado e evite este tipo de agressões no couro. Particular atenção deve ser dada a certos acabamentos de "ganga” cuja transferência de cor para o couro, especialmente couros claros, pode ser irremediável.

Nota : Para evitar qualquer risco de auréola residual, é importante que cada etapa seja aplicada uniformemente a todo o couro tratado, seguindo as instruções deste guia.

Para isso, realize essas operações com cuidado, intervindo em todos os elementos do seu assento um após o outro (o encosto, depois o apoio de braço, depois o assento...) e seguindo o mesmo método. Recomendamos que você teste as soluções de limpeza e proteção numa parte não visível do seu produto.

II. MANUTENÇÃO REGULAR

  • Remoção do pó, a realizar de 15 em 15 dias:

A quantidade de pó e sujidade que se deposita na sua pele é equivalente à que se deposita num móvel de madeira e que irá limpar regularmente porque é muito visível.

Para evitar que o pó manche o couro e fque embutido nos veios da pele, limpe a cada 15 dias, e semanalmente se o seu sofá tiver um assento acolchoado, quer aspirando com uma escova macia, quer pela passagem de um pano macio humedecido na superfície do couro.


  • Limpeza, a realizar trimestralmente ou adaptada de acordo com a utilização e necessidades do couro :

Isto é feito sistematicamente, mesmo que a pele não tenha qualquer sujidade ou manchas visíveis. A operação de limpeza higieniza o couro e limpa os poros e veias, remove toda a poeira gordurosa ou pegajosa, resíduos de transpiração, sebo, manchas comuns e sujidade relacionada com o uso dos assentos, e que não são removidos por limpeza regular do pó, sem danifcar o couro. A limpeza também ajuda a preparar o couro para que a aplicação do produto de proteção seja realizada numa superfície nítida e limpa, dando-lhe a máxima efciência. Realiza-se com a ajuda da loção de limpeza contida no kit de manutenção de peles da Roche Bobois especialmente concebido para o efeito. Recomendamos sempre que teste esta loção de limpeza numa parte não visível do seu produto.

Metodologia

Aplique a loção de limpeza na esponja do Kit ou numa esponja macia e não áspera e crie uma espuma com a loção amassando a esponja e, em seguida, limpe a pele com pequenos movimentos circulares sem abrasar o acabamento da pele, dando tempo ao produto para agir e remover a sujidade nos poros e veios da pele. Em caso de mancha, limpe fazendo pequenos movimentos circulares sem esfregar. Dê tempo para o produto atuar. Repetir, se necessário. Evite esfregar o couro intensamente. O efeito de limpeza é conseguido pela reação química do produto e pelo tempo dado ao produto para agir. Não molhar em demasia a pele. Lave a esponja regularmente para remover qualquer sujidade acumulada e torça-a bem. No fnal da limpeza, passe com a esponja enxaguada e bem torcida e deixe secar. Após cada utilização do produto de limpeza, é importante aplicar o produto protetor na pele seca.


  • Proteção, a realizar a cada trimestre :

Esta operação fornece ao couro de forma sustentável os elementos necessários para a sua resistência contra a secagem e proteção contra manchas. O produto de proteção atua preventivamente criando uma tela contra as agressões que sofre o couro. O cumprimento da frequência de manutenção ajuda a manter a tela de proteção e a manter a efciência. Convidamo-lo a dispor sempre do produto em questão. Caso contrário, não poderemos responder pela utilização de produtos de substituição. Em qualquer caso, evitar todos os produtos que contenham solventes, à base de óleo ou de matéria gorda.
Esta operação realiza-se com a ajuda do produto contido no kit de manutenção das peles / couros Roche Bobois e do pano previsto para o efeito.
É realizada após a limpeza do couro limpo ou novo.

Metodologia

Aplique o creme de manutenção (ou hidratação) no pano fornecido, espalhe o produto sem esfregar intensamente para revestir a superfície do couro uniformemente. Insista nas partes dos assentos que são muito usadas: os assentos, apoios de braços e encostos. Deixe secar durante duas horas e polir com um pano de lã, se necessário, para obter um efeito brilhante.

III. III. REMOÇÃO DE MANCHAS - CONSELHOS

Todos os couros selecionados pela Roche Bobois receberam no curtume uma proteção de base na massa do couro ou na superfície contra manchas. A manutenção regular preserva esta proteção e facilita as operações de remoção de manchas. Em caso de nódoa acidental, intervir imediatamente. Antes de realizar a operação de remoção de manchas com produtos, remova o máximo possível da mancha com um pano absorvente sem esfregar. Uma vez realizada a operação de remoção de manchas, proceda como indicado no capítulo "Limpeza". As metodologias de remoção de manchas são dadas como indicação. Convidamo-lo a manusear com o maior cuidado e com equipamento de proteção adequado, os produtos químicos recomendados no parágrafo "Metodologia".

  • Conselhos para limpeza de nódoas
    1. 1. Selecione a metodologia e os produtos adequados a partir das metodologias de remoção de manchas propostas no próximo capítulo.
    2. Após um teste local numa parte oculta ou discreta do couro para testar uma possível reação negativa, realize a remoção da mancha de acordo com as instruções.

Evite esfregar, o efeito químico dos produtos e a metodologia são sufcientes para conseguir uma remoção adequada da mancha.
Se, no entanto, não obtiver um resultado satisfatório, não insista. Não utilize produtos perigosos para não alterar a sua pele e, assim, criar um problema adicional. Peça conselho à sua loja local Roche Bobois ou a um profssional.

IV. METODOLOGIA DE REMOÇÃO DE MANCHAS

Enxague a esponja do Kit Roche Bobois, ou uma esponja doméstica macia, com o champô "Soft Cleaner" contido no Kit de manutenção das peles Roche Bobois ou com uma solução de limpeza defnida no capítulo "Limpeza" deste guia.
Ensaboe o produto com a esponja e passe na mancha com pequenos movimentos circulares sem abrasar o acabamento do couro.
Dê tempo ao produto para agir. Repetir, se necessário. Limpe a área em questão com a esponja enxaguada com água limpa. Se a manutenção preventiva com o creme protetor tiver sido realizada regularmente, "Soft Cleaner" irá remover as manchas mais comuns.

IMPORTANTE : Após a remoção da mancha, aplique o creme protetor para proteger o couro no local da remoção da mancha.

V. METODOLOGIA DE LIMPEZA - TIPO DE NÓDOAS

  • Tinta líquida: contacte a sua loja Roche Bobois.
  • Caneta esferográfca: utilize um removedor de manchas "EFASTYL" da gama de produtos Roche Bobois. apenas para peles pigmentadas. Este produto, contido num aplicador roll-on, é particularmente efcaz como primeiro tratamento quando ainda não foi aplicado nenhum outro produto. Pode também usar uma mistura de ¼ água e ¾ de álcool. Mergulhe um cotonete na mistura e esfregue levemente na mancha. Após a remoção da mancha, não se esqueça de proteger o couro. Se a mancha penetrou no couro e está resistindo, não insista; consulte a sua loja Roche Bobois.
  • Fumo: metodologia de remoção de manchas.
  • Pintura à base de água: metodologia de remoção de manchas.
  • Tinta solvente: contacte a sua loja Roche Bobois.
  • Batom: metodologia de remoção de manchas.
  • Açúcar, alimentos: metodologia de remoção de manchas.
  • Leite: metodologia de remoção de manchas.
  • Sangue: metodologia de remoção de manchas ou mistura de água com 10% de vinagre branco e 90% de água. Enxague com a esponja e proteja a pele com o creme protetor.
  • Óleo, gordura, sebo, suor: contacte a sua loja Roche Bobois.
  • Urina: metodologia de remoção de manchas.
  • Lama: metodologia de remoção de manchas.


2 - O ABC DOS TÊXTEIS

Para preservar o tecido dos seus sofás Roche Bobois e desfrutar ao máximo deles em todos os momentos, é necessária uma manutenção regular e adequada. Seguir a metodologia de manutenção recomendada permitirá remover a sujidade superfcial e manchas acidentais relacionadas com a utilização dos seus sofás.

RECOMENDAÇÕES

Tal como todos os suportes têxteis (carpetes, tapetes, cortinas...) e em função da natureza da fbra que o compõe, o seu mobiliário têxtil é mais ou menos sensível à luz e ao calor. A disposição dos seus sofás num ambiente envolvente deve evitar, se possível, a exposição direta à luz solar ou uma localização muito próxima de uma fonte de calor. A poeira, equivalente à que se deposita no seu mobiliário de madeira, as sujidades ligadas ao uso dos assentos (fricção das roupas, das mãos, pequenas manchas acidentais...), são os primeiros fatores que mancham os têxteis e prejudicam a sua aparência estética. Não espere que a sujidade que aparece nas partes mais expostas dos seus assentos seja demasiado importante para implementar a manutenção recomendada.

I. MANUTENÇÃO REGULAR

  • Remoção do pó

Esta operação deve realizar-se regularmente para eliminar a poeira que se deposita no têxtil e evitar que, ao utilizar os assentos, este penetre no tecido.
Faça uma remoção de poeira semanal com uma escova muito macia. Evite escovas duras que possam abrasar a superfície do tecido e criar um fenómeno de fbrilação (quebra do fo que compõe o têxtil), e/ou borboto.

  • Remoção de manchas - conselhos

Alguns tecidos da coleção Roche Bobois receberam um tratamento protetor durante o fabrico e todos os outros podem receber este tratamento mediante solicitação na sua loja Roche Bobois.
O tratamento evita que as manchas penetrem no tecido e facilita a sua remoção.
No caso de uma mancha acidental ou ocasional, intervenha o mais rapidamente possível com calma e sem pressas, mas sem esperar que a mancha fque incrustada.
Antes de remover manchas usando os produtos recomendados, remova o máximo possível da mancha líquida ou pastosa com um pano absorvente.
Para manchas secas, escove levemente e aspire a área manchada.

  • Operação de remoção de manchas - Conselhos
    1. Selecione a metodologia apropriada para o tipo de mancha na tabela de remoção de manchas.
    2. Após um teste local numa parte oculta ou discreta do têxtil, proceder à remoção da mancha seguindo as instruções dadas nas diferentes metodologias.

Evite esfregar o tecido. Absorver a mancha com uma esponja e o efeito químico dos produtos são sufcientes. Esfregar em excesso pode alterar a fbra têxtil e afetar a sua aparência estética. No caso de uma aureola residual, repetir a operação de remoção de manchas (metodologia n°1) tentando secar melhor o têxtil com um pano absorvente seco ou utilizando a escova do aspirador selecionando a potência mais baixa para remover o máximo de humidade possível antes de aplicar o pó absorvente para remoção de manchas. A secagem da área humedecida pode ser acelerada usando um secador de cabelo, em espiral de fora para dentro da parte a ser seca. Evite aquecer o tecido de forma demasiado intensa.

Nota: para permitir que o pó absorvente desempenhe a sua função corretamente, certifique-se que o aplica bem no têxtil (polvilhar ou espalhar à mão).

II. METODOLOGIA DE REMOÇÃO DE MANCHAS

As metodologias para a limpeza de têxteis são dadas como uma indicação e convidamo-lo a manusear os produtos químicos recomendados com o máximo cuidado. Aconselhamo-lo, previamente, a experimentar a metodologia escolhida numa parte não visível do seu produto. Em caso de dúvida, contacte o gerente da loja, o seu melhor interlocutor ao seu dispor para qualquer informação complementar.

  • Metodologia n° 1

Imbuir uma esponja limpa com o champô contido no kit de remoção de manchas Roche Bobois ou com uma solução removedora de manchas (uma mistura de sabonete líquido neutro a 5%, como o Woolite e o suplemento de água fria).
Limpe a mancha com a esponja e absorva com um pano seco para remover o produto e a mancha. Repita a operação, se necessário, evitando molhando em demasia o têxtil até obter um resultado satisfatório. Evite esfregar ou arranhar a área onde está a trabalhar intensamente para evitar alterar o tecido.
No fnal da operação de remoção de manchas e depois de secar completamente a área tratada, polvilhe a parte humedecida com o pó absorvente para remover os resíduos do produto e o risco de auréola. Deixe secar, aspire com um aspirador equipado com uma escova macia.

Remoção de manchas com um aspirador (para manchas de sangramento fortes).
Aplique o removedor de manchas ou a solução de limpeza recomendada, passe com uma esponja para ativar o efeito de limpeza. Aspirar a mancha com o aspirador regulado na potência média, estendendo-se muito além da parte humedecida.
Repetir, se necessário, aplicar o pó absorvente, deixar secar, aspirar o pó absorvente.

Nota : A aplicação do pó absorvente é importante. Permite a extração de resíduos de manchas e evita a formação de uma auréola.


  • Metodologia n° 2

Faça uma mistura de 1/3 de água, 1/3 de 90° de álcool, 1/3 de vinagre branco. Opere usando a metodologia No. 1, substituindo o champô pela mistura criada.

Nota: se não tiver a possibilidade de proceder à mistura do produto, pode ser suficiente um ensaio de remoção de manchas utilizando a metodologia n.º 1.


  • Metodologia n° 3

Faça uma mistura de água 70%, amoníaco 30%. Opere usando a metodologia No. 1, substituindo o champô pela mistura criada.

Nota: se não tiver a possibilidade de proceder à mistura do produto, pode ser suficiente um ensaio de remoção de manchas utilizando a metodologia n.º 1.


  • Metodologia n° 4

Aplique solvente clorado ou álcool 90° com um pano limpo e limpe sem esfregar. Aplique o pó absorvente, deixe secar e aspire. Repita, se necessário. Termine a operação de remoção de manchas com uma aplicação completa da Metodologia No. 1.


III. TABELA DE REMOÇÃO DE MANCHAS

Selecione a metodologia com base no tipo de mancha a ser removida.
Aplique a primeira metodologia recomendada e detalhada neste folheto e deixe secar. Pare a operação de remoção de manchas se o resultado for satisfatório.
Em caso de resíduo de manchas, utilize cronologicamente as seguintes metodologias recomendadas.

O quadro de tarefas correspondente encontra-se no guia de manutenção disponível em formato pdf.

  • Outros tipos de manchas :

    • Vela
      Coloque um papel mata-borrão na mancha e passe o ferro de engomar sem vapor (temperatura mínima para evitar deformar ou marcar as fbras têxteis sintéticas). Remova qualquer resíduo de mancha com a Metodologia No. 4.

    • Pastilha elástica
      Arrefeça com um spray de pastilha elástica ou um cubo de gelo num saco de plástico. Destrua e retire o material. O fundo residual da mancha pode ser removido esfregando a mancha com um pano impregnado com um solvente clorado (Metodologia No. 4).

    • Verniz
      Limpe a mancha usando um pano embebido com acetona ou acetato de amilo para diluir a mancha. Em seguida, limpe com um pano seco e limpo para extrair o máximo de mancha possível. Repita a operação, se necessário, e termine após a remoção fnal da mancha, aplicando pó absorvente.

      AVISO: A acetona ou o acetato de amilo são produtos tóxicos.

    • Tinta
      Dependendo do tipo de tinta, use o diluente correspondente para diluir a mancha. Verifque com o revendedor que lhe vendeu a tinta e certifque-se de que segue as instruções de segurança indicadas na embalagem do produto. Termine a sua operação de remoção de manchas da mesma forma que para a mancha de verniz.

      Nota: Para evitar uma marca limpa na zona da remoção da mancha, muitas vezes é necessário limpar completamente o item no qual a operação foi realizada.

IV. LIMPEZA GERAL DOS ASSENTOS

Esta operação é realizada quando, apesar da manutenção regular, é necessária uma limpeza mais global para refrescar a aparência estética dos assentos (é aconselhável recorrer aos serviços de um profssional).

  • Metodologia de limpeza

Humedeça uniformemente as superfícies a limpar com o champô removedor de manchas Roche Bobois contido no Kit de limpeza ou na solução de limpeza recomendada. Use um recipiente com água morna. Adicione 5 a 10% do champô têxtil Roche Bobois. Molhe a luva de limpeza de microfbra no líquido e torça-a levemente. Limpe toda a superfície do tecido dos seus assentos.

Nota: para evitar qualquer risco de aureola residual, é importante que a aplicação do champô seja uniforme em toda a parte do tecido tratado.

Lave a luva regularmente para remover qualquer sujidade acumulada.
No fnal da limpeza, passe a luva sobre todo o têxtil que está apenas húmido com água morna, enxaguando-o regularmente para remover a sujidade e os resíduos do champô. Deixe secar, aspire com uma escova macia.



3 - MICROFBRAS E ALCÂNTARA®

As microfibras que revestem os seus assentos são fáceis de manter, no entanto, para preservar as suas propriedades e tirar o máximo partido delas em todos os momentos, é necessária uma manutenção regular e adequada. Seguir a metodologia de manutenção recomendada permitirá remover a sujidade superficial e manchas acidentais relacionadas com a utilização dos seus sofás.

RECOMENDAÇÕES

Como todos os suportes têxteis (tapetes, tapetes, cortinas, etc.), as microfbras são sensíveis à luz e ao calor. A disposição da sua sala de estar no seu ambiente deve evitar, se possível, a exposição direta aos raios solares ou a um local muito próximo de uma fonte de calor.
O pó, equivalente ao que se deposita nos seus móveis de madeira, a sujidade relacionada com o uso dos assentos (fricção de roupas, mãos, pequenas manchas acidentais, etc.), são os primeiros fatores que mancham os têxteis e prejudicam o seu aspeto estético.
Não espere que a sujidade que aparece nas partes mais expostas dos seus assentos seja excessiva para implementar a manutenção recomendada.

I. MANUTENÇÃO REGULAR

  • Remover o pó

Esta operação deve realizar-se regularmente para eliminar o pó que se deposita nas microfbras e evitar que, ao utilizar os assentos, este penetre em profundidade.
Utilize com um aspirador com uma escova macia, selecionando a potência mais baixa, para não danifcar as fbras do tecido.
Escove regularmente com uma escova de roupa para preservar a aparência aveludada dos seus sofás.


  • Remoção de manchas - recomendações

Em caso de mancha acidental ou ocasional, intervenha com calma e sem pressa. As qualidades excecionais das microfbras, dos produtos que as acompanham e as recomendações de remoção de nódoas permitem-lhe resolver a maioria das manchas domésticas sem quaisquer problemas.
Antes de realizar uma operação de remoção de manchas usando removedores de manchas, remova o máximo possível da mancha líquida ou pastosa com um pano absorvente. Para manchas secas, escove levemente e aspire a área manchada.


  • Operação de remoção de manchas - recomendações

Selecione o produto e a metodologia apropriados para o tipo de mancha na tabela de remoção de manchas.

  1. Aplique o removedor de manchas ou a solução removedora de manchas localmente com uma esponja e limpe a mancha.
  2. Remova a mancha e a solução de remoção de manchas com um pano limpo e seco sobre toda a superfície humedecida por pequenos movimentos circulares. Use uma parte do tecido seco regularmente para absorver bem e obter um resultado correto.
  3. Repetir a operação de remoção de manchas se necessário, para obter um resultado satisfatório. Numa mancha seca e mais antiga, várias operações consecutivas podem ser necessárias.

A fricção agressiva não melhora o resultado da operação de remoção de manchas e pode alterar o têxtil. Deixe que a solução dos removedores de manchas atua e dissolva as manchas. A operação de absorção por movimento circular usando o pano terry é usada apenas para extrair manchas e resíduos de produtos.


  • Conselhos adicionais

Se, apesar da metodologia recomendada e do uso do pó absorvente, uma auréola permanecer, repita a operação com o removedor de manchas apropriado e tente secar melhor o tecido com um tecido absorvente seco, estendendo bem sua ação da área humedecida ou usando um aspirador para remover o máximo de humidade possível antes de aplicar o pó de remoção de manchas.
A secagem da área humedecida pelos produtos pode ser acelerada com a ajuda de um secador de cabelo utilizado a uma distância razoável (evite aquecer o tecido de forma demasiado intensa).
Intervenha na remoção da mancha o mais rapidamente possível e sem esperar que a mancha seque ou fque incrustada.
Quanto mais imediata for a intervenção, melhor será o resultado da remoção da mancha.
As capas e partes amovíveis dos seus assentos são laváveis.
Para a lavagem na máquina, utilizar um programa delicado com uma temperatura máxima de 30° ou água fria e um detergente suave.
Recomenda-se a lavagem à mão por imersão, utilizando água fria ou morna e um detergente líquido incolor (como Woolite®).
Depois de enxaguar com água limpa, recomenda-se um ciclo de centrifugação médio antes de secar.
As capas e as peças amovíveis devem ser penduradas para secar. Uma escovagem ligeira das coberturas depois de terem sido puxadas para cima irá restaurar a suavidade aveludada do tecido.

II. LIMPEZA GERAL DOS ASSENTOSS

Quando, apesar da manutenção regular, é necessário efetuar uma limpeza mais geral para renovar o aspeto estético dos assentos, existem várias opções.

  • Método de limpeza

Humedecer uniformemente as superfícies a limpar com o champô tira-nódoas da Roche Bobois contido no kit de limpeza ou com a solução de limpeza recomendada.
Utilizar um recipiente com água morna. Adicionar 5 a 10% de champô para tecidos da Roche Bobois. Molhe a luva de limpeza de microfbras no líquido e torça-a ligeiramente. Passe a luva de limpeza por toda a superfície têxtil dos seus assentos.
Nota: para evitar qualquer risco de auréolas residuais, é importante que o champô seja aplicado uniformemente em toda a superfície do tecido a tratar. Enxaguar regularmente a luva para remover qualquer sujidade residual.
No fnal do processo de limpeza, passe a luva por todo o tecido, apenas humedecida com água morna, enxaguando regularmente para eliminar a sujidade e os resíduos de champô. Deixar secar e depois aspirar com o bocal de um aspirador equipado com uma escova macia, selecionando a potência mais baixa.


  • Injeção - Extração

Utilizar uma máquina de injeção-extração de aluguer com um bocal para móveis para uma limpeza mais profunda.
Depois de tratar as nódoas específcas utilizando os métodos e produtos recomendados, prepare uma solução do produto comercializado com a máquina de injeção-extração (20% de produto e água adicional) ou uma solução à base de detergente líquido que respeite as cores dos têxteis (tipo Woolite®: 5% de produto e água adicional).
Utilizar um pulverizador manual ou de jardim para aplicar uniformemente o produto nas zonas a limpar.
Escovar o têxtil com uma escova macia para ativar o efeito de limpeza do produto.
Utilizar a máquina de injeção-extração apenas com água limpa para efetuar a operação de enxaguamento, que deve ser feita de forma uniforme.
Uma vez terminada a operação de enxaguamento, secar o tecido passando o bocal de aspiração uniformemente sobre todo o tecido a limpar sem injetar água.
Deixar secar e escovar o tecido para terminar.


  • Serviço profissional

Se necessitar da ajuda de um profssional, contacte a sua loja Roche Bobois.

III. METODOLOGIA DE REMOÇÃO DE NÓDOAS

  • Metodologia n° 1

Aplique na nódoa o spray removedor de nódoas da Roche Bobois incluído no kit de remoção de nódoas ou água fria com sabão (5% de sabão líquido, como o Woolite®, e o resto de água).
Utilize uma esponja para limpar a nódoa.
Absorva a nódoa e o produto de limpeza com um pano seco e macio.
Seque a nódoa com o pano, fazendo pequenos movimentos circulares sobre a nódoa e utilizando regularmente uma nova parte seca do pano. Repetir a operação de remoção da nódoa, se necessário.
No fnal da operação, polvilhar a zona humedecida com o pó absorvente antinódoas para eliminar os resíduos de produto e o risco de manchas. Deixar secar e, em seguida, aspirar e escovar o tecido para recuperar o seu aspeto aveludado.

Remoção de nódoas com um aspirador (para nódoas grandes ou sujidade intensa):
Aplicar o spray tira-nódoas ou a solução de limpeza recomendada e passar uma esponja para ativar o efeito de limpeza.
Aspirar a nódoa suspensa pela ação do produto de limpeza com o bocal de um aspirador de média potência, ultrapassando largamente a zona humedecida.
Repetir a operação se necessário. Secar com um pano absorvente seco, aplicar pó absorvente, deixar secar, aspirar e depois escovar.


  • Metodologia n° 2

Faça uma mistura de 1/3 de água, 1/3 de álcool e 1/3 de vinagre branco.
Com uma esponja, aplique a solução e proceda como descrito no Método 1, utilizando a mistura criada em vez do spray.


  • Metodologia n° 3

Faça uma mistura de 70% de água e 30% de amoníaco.
Com uma esponja, aplique a solução e proceda de acordo com o método nº 1 com a mistura criada em vez do spray tira-nódoas.


  • Metodologia n° 4

Aplique o tira-nódoas da Roche Bobois para nódoas residuais gordurosas ou coloridas, álcool mineral ou álcool a 90°, utilizando um pano limpo. Aplicar ligeiramente em pequenos movimentos circulares, ultrapassando os limites da nódoa.
Repetir a operação se necessário.
Termine a sua operação de remoção de nódoas aplicando o método n.º 1 na íntegra.

IV. TABELA DE REMOÇÃO DE MANCHAS

Selecionar o método de acordo com o tipo de nódoa a remover.
Aplicar o primeiro método recomendado e descrito em pormenor nas presentes instruções e deixar secar. Se o resultado for satisfatório, interrompa a operação de remoção da nódoa.
Se a nódoa persistir, utilize os seguintes métodos recomendados por ordem cronológica.

O quadro de tarefas correspondente encontra-se no guia de manutenção disponível em formato pdf.

  • Outros tipos de manchas :

    • Vela

      Coloque um papel mata-borrão na mancha e passe o ferro de engomar (temperatura mínima para evitar deformar ou marcar as fbras têxteis sintéticas).
      Remova qualquer resíduo de mancha com a Metodologia No. 4.

    • Pastilha elástica

      Arrefeça com um spray de pastilha elástica ou um cubo de gelo num saco de plástico. Destrua e retire o material. O fundo residual da mancha pode ser removido esfregando a mancha com um pano impregnado com um solvente clorado (Metodologia No. 4).



4 - OS SEGREDOS DOS ASSENTOS

I. ESTRUTURA

Os sofás Roche Bobois são concebidos com uma estrutura de madeira maciça (faia, choupo ou pinho), com várias travessas de reforço para os assentos.
São utilizados painéis laminados e/ou de aglomerado de partículas para reforçar todas as estruturas. Folhas de espuma de diferentes espessuras proporcionam fexibilidade entre a carcaça e os estofos.

II. SUSPENSÕES

Existem principalmente três tipos de suspensão:

  • Com molas de aço ligadas entre si ou moldadas em espuma, envolvidas por um tecido protetor. Este é o tipo de suspensão mais comum.
  • Com fos de aço em forma de S interligados.
  • Com cintas elásticas entrecruzadas em extensão.

III. TELA ANTI-PÓ

Este é o tecido por baixo do sofá. Na maior parte dos nossos sofás, este tecido é pregado à estrutura.

IV. TELA DE ENCHIMENTO

Na maior parte dos nossos sofás, esta tela é tecida de forma muito apertada com um fo grosso e fexível para garantir a sua boa resistência ao longo do tempo.
Alguns modelos são acolchoados e cosidos com costuras em “S” ou em “X”. Para os sofás com capas amovíveis, utilizamos um tecido de algodão que já foi lavado a alta temperatura para não encolher quando a capa é lavada várias vezes.

V. ENCHIMENTO DAS ALMOFADAS

  • Almofadas 100% penas. Estas almofadas são inteiramente fabricadas com penas esterilizadas a alta temperatura. Divididas como um edredão para evitar o risco de assentamento, têm de ser “batidas” regularmente para garantir o máximo conforto e preservar a “mola” natural da pena. As penas têm tendência a absorver muita humidade, o que provoca um assentamento considerável da almofada. Uma vez por trimestre, recomendamos que seque o interior das suas almofadas ao ar livre, se possível ao sol (ou, se não for possível, numa máquina de secar roupa a baixa temperatura), para remover qualquer humidade.

  • Almofadas de penas e de espuma. Estas são as almofadas mais utilizadas pela Roche Bobois para os encostos. Combinam o conforto da pena com a elasticidade natural da espuma. São fabricadas de duas formas:
    • Ou o núcleo da almofada é feito de espuma, rodeado por um edredão dividido e preenchido com penas esterilizadas a alta temperatura.
    • Ou os cubos de espuma são misturados com a pena e atuam como molas sobre ela.

  • Almofadas de espuma. A maioria das almofadas de assento dos nossos sofás é fabricada em espuma Bultex de tripla densidade: parte inferior 35 kg/m3 (p.2,7 kpa), parte superior 30 kg/m3 (p.1,75 kpa), em espuma Bultex de alta resiliência, revestida com espuma de contacto ultrasuave 19 kg/ m3; as três espumas são envolvidas por uma capa de algodão.
    Noutros casos, as almofadas dos assentos são feitas de espuma de alta resiliência com uma densidade mínima de 30 kg/m3. Qualquer que seja a construção, a espuma precisa de ser “amaciada” e o conforto ótimo só será alcançado após 2 ou 3 meses de utilização.
    Almofadas de molas. Para a maioria dos nossos sofás, pode obter almofadas de penas sobre uma base de espuma com molas integradas, bem como almofadas de espuma para o assento com molas integradas.

VI. PÉS

Existem 2 grandes famílias de pés cuja forma e acabamento variam consoante o design do sofá :

  • Em madeira maciça, por norma faia, lacada, com acabamento ou natural.
  • Em metal, por norma, cromado ou lacado, com vários acabamentos mais ou menos brilhantes.


5 - TUDO SOBRE OS MÓVEIS

HIGROMETRIA

A higrometria é a taxa de humidade do ar. Tem uma grande infuência nos móveis em madeira maciça. A madeira é utilizada “seca” aquando do fabrico dos móveis, com uma taxa de humidade entre 8 e 12%. No entanto, a madeira é um material vivo e está, por isso, sujeita a variações dimensionais.
Uma atmosfera demasiado seca devido a um aquecimento excessivo pode provocar retrações ou mesmo pequenas fssuras nos painéis maciços. Ao inverso, uma atmosfera anormalmente húmida pode dilatar a madeira e provocar a rutura das juntas.

CALÇO E AJUSTAMENTO

O calço consiste em assegurar a horizontalidade do móvel caso haja irregularidades. Um mau calço pode levar à descontinuidade da porta. Um bom calço elimina a maioria dos problemas do fecho da porta.
Para o mobiliário da coleção Les Contemporains :

  • todas as dobradiças são reguláveis em 2 ou 3 dimensões para ajustar a posição horizontal das portas.
  • para portas com folga lateral, ver instruções.

Para o mobiliário da coleção Nouveaux Classiques :

  • se as gavetas abrirem com menos facilidade, um pouco de cera ou parafna nas corrediças fá-las-á funcionar mais suavemente.
  • algumas gotas de óleo nas fechaduras e nas dobradiças facilitarão o seu funcionamento e evitarão o desgaste.

CARACTERÍSTICAS DAS ESPÉCIES DAS MADEIRAS

Tal como acontece com muitos materiais, e apesar dos vernizes protetores, a exposição à luz (raios UV do sol e da lua) pode alterar a cor da madeira maciça e dos folheados: as madeiras claras (cerejeira, etc.) têm uma tendência natural para escurecer, especialmente no primeiro ano. As madeiras escuras podem descolorir-se. Os folheados reconstituídos (ALPI®), pelo contrário, não são afetados pelos raios UV.

MANUTENÇÃO DAS MADEIRAS COM TINTO E ENVERNIZADAS

Nunca utilizar um pano seco, utilizar um pano de algodão ligeiramente húmido e secar. Nunca utilizar produtos que contenham solventes (álcool, etc.).

MANUTENÇÃO DAS MADEIRAS OLEADAS

Utilizar um óleo natural para nutrir a madeira e restaurar o seu brilho e aspeto originais, uma vez por ano.

MANUTENÇÃO DO DAQUACRYL®

Material de 3 mm de espessura, extremamente resistente, brilhante e pigmentado na massa.
Manutenção diária: nunca utilizar um pano seco, utilizar um pano de algodão húmido e secar.
Para eliminar os riscos: solicitar o kit de manutenção Roche Bobois, disponível nos pontos de venda Roche Bobois.

  • Para os riscos ligeiros: embeber um disco de algodão num produto de renovação (como Miror® ou self-shine) e esfregar a superfície com movimentos circulares nos riscos até que estes desapareçam completamente; em seguida, limpar com um limpa-vidros.
  • Dada a espessura da superfície, esta operação pode ser repetida várias vezes sem risco de danifcar o material.
  • Para arranhões profundos, contacte a sua loja Roche Bobois, uma vez que a operação requer pessoal qualifcado.

MANUTENÇÃO DE ELEMENTOS METÁLICOS

Limpar com um pano ligeiramente húmido e secar. Não utilizar produtos químicos.
Polir regularmente as peças cromadas ou polidas com produtos específcos para a manutenção do brilho dos metais.

MANUTENÇÃO DAS MADEIRAS LACADAS

Limpe regularmente o pó dos seus móveis com um pano macio e seco.
No caso de ligeiros arranhões, aplique um produto especial para polir móveis com um pano de algodão limpo e que não largue pelos, esfregue e depois lustre.

MANUTENÇÃO DAS MADEIRAS MACIÇAS OU FOLHEADAS, ENCERADAS

Limpe regularmente o pó dos seus móveis com um pano macio e seco.
Recomendamos a utilização de cera de abelha 100% natural ou de cera de carnaúba. Aplicar a cera com lã ou palha de aço n°0000, espalhando a camada de cera na direção das fbras da madeira. Deixar a cera endurecer, depois esfregar no sentido dos veios da madeira com um pano seco ou com lã de aço n°0000. Os seus móveis recuperarão o brilho natural dos móveis patinados com cera.
Nunca utilizar solventes, produtos que contenham solventes ou produtos em aerossol.

MANUTENÇÃO DOS MÁRMORES E PEDRAS NATURAIS

Tal como o resto do mobiliário, as peças de pedra e de mármore devem ser limpas regularmente com um pano macio e seco. Nunca utilize detergentes à base de ácido, como os descalcifcantes, pois podem danifcar o mármore.
Para as nódoas mais difíceis, recomendamos a utilização de um detergente/sabão suave, neutro e sem álcool. As nódoas causadas por substâncias líquidas devem ser removidas imediatamente.

Estas recomendações são a título indicativo, a Roche Bobois não pode ser responsabilizada por qualquer conselho dado. Em caso de dúvida sobre a manutenção, contacte a sua loja Roche Bobois.



6 - OS TAPETES

Adquiriu um tapete Roche Bobois. Eis alguns conselhos para conservar ao longo do tempo a beleza do seu tapete.

NO INÍCIO DA VIDA

Após a instalação do tapete, podem aparecer vincos em determinadas zonas. Estes vincos desaparecem ao fm de alguns dias, quando as fbras do pelo voltam à sua forma original.
Para facilitar a colocação e de maneira a que fque bem assente, pode colocar o tapete sobre uma superfície antiderrapante.
É possível que o tapete “solte pelagem”, ou seja, que saia um excesso de fbras. Isto é normal e desaparecerá ao fm de algumas semanas. Nunca o esfregue, pois isso só irá acentuar o fenómeno.
Também é possível que os fos fquem salientes. Neste caso, corte-os com uma tesoura e nunca os puxe.
A maioria dos nossos tapetes é fabricada segundo métodos tradicionais e pode acontecer que as suas dimensões sejam ligeiramente diferentes ou que os bordos não sejam perfeitamente retos. É tolerada uma variação de +/-3% da dimensão.

  • Instruções de manutenção

Para a manutenção diária, aspirar regularmente, sem escova e com a potência mínima. Também pode polvilhar generosamente o tapete com “Terre de Sommières”, deixar o pó atuar durante algumas horas e depois aspirar.
Vire o seu tapete de seis em seis meses para uniformizar as zonas de uso.
Não é aconselhável expor o tapete à luz direta do sol ou do luar, o que inevitavelmente descolora as fbras.
Não é aconselhável colocar o tapete tufado num chão aquecido.


  • Em caso de nódas

Deve atuar imediatamente, tratando a nódoa de fora para dentro. Primeiro, retire a maior parte da nódoa com uma colher. Em seguida, absorva o resto com um pano branco seco ou papel absorvente. Por fm, passe água morna na zona da nódoa, eventualmente com um detergente próprio para tapetes. Se necessário, repita a operação mais duas vezes.
Se a nódoa persistir, consulte a tabela de remoção de nódoas abaixo para a tratar.


  • O cuidado específco da seda vegetal

A seda vegetal é uma fbra natural de celulose (viscose). Trata-se de uma qualidade delicada que requer cuidados especiais: é uma fbra muito fna e hidrofílica, pelo que a água tende a fazê-la enrolar e compactar. No caso de uma nódoa, colocar uma barreira de Terre de Sommières à volta da mesma para impedir a ação capilar e, em seguida, proceder como descrito no parágrafo anterior. É importante enxugar rapidamente o excesso de água e secar a fbra com o secador, amaciando-a com os dedos ou com uma escova para restaurar o seu aspeto de fora para dentro; não deixar evaporar o líquido e secar ao ar. Em caso de dúvida, contactar um profssional.


  • Ciudados específcos para tapetes de exterior

A exposição à chuva, à neve e ao gelo pode danifcar as fbras e alterar o seu aspeto e cor. Se chover, durante os meses de inverno ou se não for utilizar o seu tapete durante muito tempo, coloque-o num local seco, coberto e ventilado, longe da geada. Evitar que a água se acumule na superfície do tapete. Limpe e seque sempre o tapete antes de o guardar: deve estar completamente seco, sem qualquer humidade residual. Para prolongar a vida útil do seu tapete de exterior, recomendamos que o proteja.

O quadro de tarefas correspondente encontra-se no guia de manutenção disponível em formato pdf.



7 - RECICLAGEM DE PRODUTOS DE MIBILIARO

INSTRUÇÕES DE CLASSIFICAÇÃO

De um modo geral, todos os móveis, incluindo os tapetes e as decorações têxteis, são recicláveis e a maior parte dos seus componentes pode ser reutilizada. A fm de proteger o ambiente, convidamo-lo a informar-se sobre os procedimentos de reciclagem na sua área de residência.



8 - CONTRATO DE GARANTIA COMERCIAL ROCHE BOBOIS

A NOSSA GARANTIA COMERCIAL ROCHE BOBOIS COBRE :

  • Defeitos de fabrico, ou qualquer defeito decorrente da utilização normal do produto.
  • Solidez: ou seja, o conjunto de elementos que garantem que o produto é sufcientemente forte para satisfazer a sua utilização pretendida.
  • Durabilidade e materiais : ou seja, todos os elementos do produto que garantem a sua durabilidade para a utilização a que se destina.
  • Segurança na utilização : ou seja, todos os elementos que garantem que o produto pode ser utilizado com segurança pelo consumidor.

A garantia comercial da Roche Bobois abrange todos os elementos que asseguram a utilização do produto para o fm a que se destina :

  • a estrutura (que constitui a base de um produto e assegura a sua solidez) tem uma garantia de 5 anos.
  • os revestimentos e acabamentos (pele, tecido, verniz, pátinas, etc.) têm uma garantia de 3 anos.
  • os mecanismos e motores dos assentos, apoios de cabeça, convertíveis, extensões, etc., quer sejam elétricos ou manuais, têm uma garantia de 3 anos.
  • as baterias, os transformadores, os botões de pressão e outras peças elétricas têm uma garantia de 2 anos.

A NOSSA GARANTIA COMERCIAL ROCHE BOBOIS NÃO COBRE :

  • Alterações do aspeto devidas ao desgaste e à utilização do assento (amolecimento ou amaciamento das espumas e extensão do revestimento do assento) em condições normais de utilização (se for caso disso, em conformidade com as regras de certifcação “MOBILIÁRIO - ASSENTOS” aplicáveis).

  • Distensão residual da pele/tecido (poaching) devido às tensões a que o revestimento do assento é sujeito durante a utilização.A distensão da pele (poaching) é geralmente normal. Em caso de reclamação, o assento será examinado em casa por um técnico para efetuar uma classifcação da distensão segundo o método de classifcação RAL-GZ 430, a fm de determinar se a distensão da pele é normal ou excessiva. A distensão normal da pele não pode ser considerada como uma falta de conformidade ou um defeito oculto.

  • Devido a restrições de fabrico, é admitida uma tolerância de +/- 3 cm para as dimensões dos assentos e dos móveis estofados (sofás, poltronas, cadeiras, cadeiras com braço, etc.), +/- 1% para os móveis e +/- 3% para os tapetes. Estes desvios dimensionais não podem ser considerados como uma falta de conformidade ou um defeito oculto.

  • Descolorações, alteração ou qualquer modifcação ou deterioração do aspeto devidas:
    • ao excesso de luz natural ou artifcial;
    • à utilização de qualquer produto de limpeza não adequado para o revestimento, bem como o incumprimento das condições de manutenção (ver capítulos sobre cuidados com a pele e com os têxteis);
    • a causas externas: acidentes domésticos, danos causados pela água, manchas, queimaduras, arranhões, animais, etc.;
    • à má montagem, calço ou regulação incorretos ou outros trabalhos efetuados por pessoas não autorizadas pela Roche Bobois.
    • à ação da transpiração natural do corpo ou a ação da seborreia.

  • Migrações de tonalidades e cores de artigos em contacto com o couro e/ou tecido dos bancos cuja cor não esteja estabilizada (vestuário, plaid, almofadas decorativas, cintos, bolsas, etc.).

  • Deformação dos assentos, das estruturas mecânicas fxas ou móveis, a quebra das estruturas devido a uma utilização incorreta ou a sobrecargas intensas concentradas num determinado ponto devido a uma utilização anómala. As instruções de montagem e manutenção - Precauções de utilização especifcam as cargas e os pesos máximos.

  • Danos em elementos como fechos de correr, fxações entre elementos, apoios de cabeça ou apoios de braços e acessórios diversos resultantes de uma utilização inadequada.

  • Danos causados pelo uso inadequado (por exemplo, rasgos, arranhões, riscos, etc.).

  • Utilizações em locais públicos ou profssionais, a menos que se trate de um modelo adaptado para o efeito e especifcado na nota de encomenda.

  • Reparações ou modifcações que tenham sido realizadas por iniciativa do cliente por si ou por uma empresa à sua escolha, sem que tenha havido um acordo escrito, num suporte duradouro, da sua loja Roche Bobois.

Em caso de litígio e no caso de o cliente e a loja Roche Bobois. desejarem determinar a origem do dano e de, portanto, ser necessária uma perícia técnica, a loja solicitará a um organismo ofcial que examine o produto e informe as partes das suas conclusões. No caso dos defeitos resultarem de uma utilização ou manutenção indevida por parte do cliente, os custos desta perícia, bem como do restauro do produto, serão suportados por este.

A NOSSA GARANTIA COMERCIAL ROCHE BOBOIS NÃO SE APLICA AOS SEGUINTES PRODUTOS :

  • Produtos não pagos na totalidade na loja (as compras fnanciadas por uma instituição de crédito consideram-se pagas logo que não tenha havido objeções infundadas ao pagamento por parte do mutuário e desde que a parte a pagar em dinheiro tenha sido paga na totalidade).
  • Os produtos vendidos em saldo ou os de exposição que sejam vendidos no estado em que se encontram (salvo indicação expressa em contrário na fatura).
  • Produtos que tenham sido exportados ou transportados para o estrangeiro.

EM QUALQUER CASO :

  • A obsolescência e o desgaste normal serão tidos em conta ao fazer qualquer reclamação de garantia.
  • Qualquer produto levantado pelo cliente ou por um dos seus prestadores de serviços no armazém ou em loja Roche Bobois não poderá ser objeto de qualquer reclamação relacionada com o transporte ou instalação, não tendo a loja Roche Bobois intervindo nestes serviços.

GARANTIAS LEGAIS :

Independentemente da garantia comercial, a Roche Bobois permanece vinculada à garantia legal de conformidade e à garantia legal contra defeitos ocultos.



DESCARREGAR GUIAS DE MANUTENÇÃO EM PDF


Picto  Descarregar o guia de manutenção em pdf